Como publicar meus textos?

Você está prestes a escrever e publicar sua obra, mas está com dúvidas? Aqui vão algumas dicas e recomendações para que o seu texto estabeleça um padrão, tenha uma leitura fluida e agradável, além de destacar-se e ganhar mais visibilidade.

Título e corpo do texto
  • Pense em um título atrativo e coerente com o desenrolar do texto. Evite títulos muito longos e todo escrito em maiúsculo (caixa alta).
  • Caso retire algum trecho ou pensamento de algum outro lugar/autor, não esqueça de citar a fonte e dar os devidos créditos.
  • Caso veja seu texto mal formatado (cores, fonte e tamanhos), recomendamos utilizar o botão “limpar formatação”    localizado na barra de menu da caixa de texto.
Escolha da categoria

Na hora de publicar seu texto, atente-se ao objetivo da categoria e seus assuntos relacionados.

Escreva por tópicos

Procure escrever da forma mais clara e objetiva possível. Comece os períodos com letra maiúscula e construa frases curtas e objetivas, bem como parágrafos não muito longos.

Uma dica é fazer uso de tópicos para ajudar na compreensão e argumentação dos seus pensamentos.

 

Destaque e imagens

Imagens são fundamentais para ilustrar pensamentos e fazem toda diferença em um texto de qualidade. Por isso sinta-se livre para usar imagens e ilustrações no corpo do seu texto e na imagem de destaque (imagem de capa).

Recomendamos utilizar apenas imagens que você tem propriedade ou, caso você não tenha certeza disso, certifique-se sobre o direito da imagem ou dê os devidos créditos/fonte.

Para isso, dê preferência para imagens com boa qualidade e que represente o seu texto sem poluição visual. Procure sempre bancos de imagens gratuitos para garantir sucesso e evitar problemas com direitos autorais. Abaixo sugerimos alguns bancos de imagens:

 

  • O tamanho máximo da imagem de destaque é de 1mb (1024 kb).
  • Para uma melhor visualização, sugerimos as dimensões de 765 x 460px para a imagem de destaque (imagem de capa).
  • Nomeie o arquivo da imagem de destaque (imagem de capa) com o mesmo título do seu texto.
Pense no leitor

O que você sabe não necessariamente é conhecido por todos. Use links para o aprofundamento e melhor entendimento do assunto. Coloque-se no lugar de alguém que possa estar lendo aquilo pela primeira vez.

Avisos

  • Escreva com amor e cuidado: seu texto pode acrescentar muito na vida de quem está lendo.
  • Este é um espaço colaborativo. As opiniões dos autores que contribuírem com a comunidade não refletem (necessariamente) a opinião do Camarim Social.
  • Em caso de denúncias ou se o conteúdo textual não respeitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade, o mesmo pode ser excluído e/ou retirado do ar sem aviso prévio ao autor.
  • Caso tenha dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato com a gente, ficaremos felizes em poder ajudar.