PESSOAS NEGRAS TAMBÉM ERRAM.

por | 08/02/2021 | Entretenimento

O Big Brother Brasil é um dos maiores reality’s do país (talvez do mundo) e nesta vigésima primeira edição do programa ele trouxe para si um cast que representava bem o recorte social brasileiro que em sua grande maioria possui uma população negra, com isso, muitos na internet ficaram felizes vendo um grande número de pessoas negras em um jogo para conquistar um milhão e meio de reais, existia também figuras públicas que o público gostava e que os conhecia mas como tudo na televisão não é um mar de rosas existiu a quebra da realidade que todos em sua maioria fingem não ver, que é a realidade que figuras públicas também erram, figuras públicas também possuem características que são julgáveis e outras que precisam ser melhoradas.

Com o início do jogo ficou-se notório que a situação representada no BBB 21 não se tratava de um jogo de representatividade, se tratava nada mais que uma estratégia de marketing onde ouso dizer que cada pessoa presente nesta edição foi escolhida por ter características pessoais que se diferem o que é extremamente normal em seres humanos, mas como fazer com que a sociedade enxergue que pessoas negras possuem pensamentos e personalidades diferentes uns dos outros numa sociedade que é impulsionada todos os dias a acreditar que todas as pessoas negras pensam igual?

Em contra partida, estamos no campo minado da internet, momento em que qualquer deslize é motivo para ser cancelado, cancelamento este que pode se levar a perca de uma carreira ou até mesmo a perca de uma vida quando este cancelamento não é instrutor, quando este cancelamento é um cancelamento voltado para o linchamento público.

Dentro do programa encontramos uma gama de pessoas negras que são bem articulados da militância porém, assim como todo mundo elas cometem erros, mas dentro da casa mais vigiada do país cometer erros não é aceitável, principalmente quando tais erros beiram a tortura ou até mesmo a questões de assédio sexual, tais atitudes precisam ser repensadas e sim, merecem um cancelamento mas um cancelamento que instrua para atitudes sejam menos desagradáveis, atitudes que visem a melhora de tais comportamentos.

O programa pode ter parecido que perdeu o foco central que seria a mostrarem da representatividade mas na verdade, o mesmo nunca teve este objetivo, encontramos num jogo pessoas negras de múltiplas formas de pensar, algumas mais centradas, outras errôneas mas como ainda estamos numa sociedade que vê o negro como uma parte da sociedade esquecida ou que ainda desumaniza pessoas negras criando uma imagem que pessoas negras não erram, a força do cancelamento se vem mais forte e se arrebenta de formas mais rudes em duas personalidades: pessoas negras e mulheres negras.

Nos últimos dias se tem notado situações que aqui fora serão necessárias ser faladas e mostradas o erro para tais pessoas que os cometeram. O que fica é que a nossa sociedade precisa entender que pessoas negras também erram e também pagam por suas ações que as vezes são impensadas.

Para isso, deixo uma frase da Fatou em sua recente postagem na coluna Quadro negro na Folha de São Paulo que disse:

“E é contra isso que lutamos todos os dias, desde o sistema carcerário até simples discussões no Twitter. Fomos tão desumanizados, que perdemos o direito de errar. E ver pessoas negras, que eram referência, compactuarem com essas atrocidades, só mostra o quão colonizadas nossas mentes estão. Este era o momento de aquilombamento, resistência, reerguer uns aos outros na frente de milhares de brasileiros.”

    CONTINUE LENDO

    Aprendizagem Transformadora

    Era a primeira vez que eu estava propondo um trabalho em dupla, a quem chamarei apenas de pessoa.  Achei que formávamos uma parceria perfeita, mas, senti seu desconforto quando me evitou, dando uma desculpa esfarrapada para cair fora. Sim, aquela pessoa a quem eu...

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

     Demi Lovato é uma artista norte americana que dedicou às últimas décadas da sua vida a falar e inspirar jovens do mundo todo (diretamente ou indiretamente) sobre a busca do cuidado para a saúde mental e a busca do tratamento para vícios em drogas mas para Demi Lovato...

    POR QUE VOCÊ TEM MEDO DO AMOR?

    Por muito tempo eu achei que o amor não era para mim sabe? Não por não ter amor dentro de casa, eu fui e ainda sou muito amado por meus familiares, chego até pensar que sou amado demais por eles. Mas a minha luta com o amor é uma guerra de longas datas, acredito que...