Conheça o risco de planejar e não realizar

por | 07/01/2021 | Empreendedorismo

Começo de ano é sempre igual, vemos uma infinidade de pessoas com seus planners e colocando toda a vida em ordem, eu também faço isso, mas no começo desse ano resolvi me planejar de uma forma que, desde o primeiro dia do ano eu começasse a colocar em prática tudo que estava planejando.

Realizar um bom planejamento do projeto é um fator crucial para o seu sucesso. Mas o que é um projeto bem sucedido? Itens como não perder de vista o orçamento, prazo, entregar os benefícios propostos e atender às expectativas dos clientes e de outros stakeholders são preponderantes para que seja considerado assim.

Um bom plano do projeto é fundamental para alcançar esses objetivos. Porém, é comum encontrarmos situações em que o excesso de preciosismo no detalhamento do cronograma e outros planos acaba atrapalhando mais do que ajudando. Isso é especialmente mais importante nos projetos mais simples do seu portfólio, em que tipicamente temos menos recursos para manter os planos atualizados.

Vejo que por muitas vezes sentamos em dezembro/janeiro, planejamos inúmeras coisas, escrevemos em nossos planners cheio de páginas de organização, motivação, adesivos e tabelas e ali elas ficam. Nos empenhamos tanto em escrever que esquecemos de montar estratégias, analisar no que precisamos crescer, quais caminhos percorrer, que conexões criar, em qual porta bater e também quais portas fechar. Esperamos que a mágica aconteça através de um pedaço de papel e muitas vezes terminamos o ano apenas relendo tudo que planejamos e passamos esses desejos para um novo planner, esperando a mágica novamente.

Entenda que o problema não é ter um planner, não é o ritual em escrever, eu adoro, mas em achar que as coisas vão acontecer sozinhas. Use seu planner/agenda toda, não tenha dó de escrever nas páginas, de desenhar, de traçar metas, se organize, mas aja, entre de cabeça nesses sonhos. Comece com um passo, coloque no papel o que deseja, planeje como vai caminhar por esse caminho de conquista, levante, ande nem que seja um passo de cada vez, não permita que nada nem ninguém te impeça e alcance cada objetivo, vamos terminar o ano usando nosso planner como um memorial de um ano onde não só escrevemos, mas vivemos cada linha escrita.

Quem sabe seu planner/diário/planejamento se torne um livro de memórias, vitórias e ensinamentos para tantos outros. Você é muito mais do que imagina, bora começar!

    CONTINUE LENDO

    Aprendizagem Transformadora

    Era a primeira vez que eu estava propondo um trabalho em dupla, a quem chamarei apenas de pessoa.  Achei que formávamos uma parceria perfeita, mas, senti seu desconforto quando me evitou, dando uma desculpa esfarrapada para cair fora. Sim, aquela pessoa a quem eu...

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

     Demi Lovato é uma artista norte americana que dedicou às últimas décadas da sua vida a falar e inspirar jovens do mundo todo (diretamente ou indiretamente) sobre a busca do cuidado para a saúde mental e a busca do tratamento para vícios em drogas mas para Demi Lovato...

    POR QUE VOCÊ TEM MEDO DO AMOR?

    Por muito tempo eu achei que o amor não era para mim sabe? Não por não ter amor dentro de casa, eu fui e ainda sou muito amado por meus familiares, chego até pensar que sou amado demais por eles. Mas a minha luta com o amor é uma guerra de longas datas, acredito que...