O que você precisa saber para organizar um evento cultural

por | 21/01/2021 | Cultura e arte

Os eventos culturais são aqueles que envolvem, como temática principal, algum setor das artes ou os usos e costumes de uma região. Esse tipo de encontros, abrangem desde um vernissage, de duas horas de duração para um grupo seleto, até um mega festival em comemoração de uma data importante para todo um povo, com atividades especiais durante uma semana. Se estiver organizando ou faz parte de um time que vai organizar evento cultural existem certas particularidades que aconselhamos levar bem em conta, para poder conseguir o impacto desejado.

As primeiras perguntas que se deve resolver quando se pensa em como organizar evento cultural são:

Onde e quando se realizará o evento? Que duração terá?

A quem está dirigido? É um público específico, ou é um público geral?

Qual é o motivo principal de convocatória? É um evento formal ou informal?

Que resultados desejam ser obtidos com a organização desse evento?

Essas questões são o ponto de partida para começar a trabalhar no planejamento do evento.

O espetáculo, o centro das atenções

O que é um evento cultural? 

Todo evento cultural, conta com uma atração especial que será o motor do encontro. Ao redor dela, vão girar o resto das atividades, pode incluir gastronomia, exibições, uma feira e outros shows que movimentarão mais ainda o que você oferecer.

É muito importante pensar na ambientação e contar com todo o equipamento necessário para sua organização, como a iluminação, o som e a infraestrutura. Dessa forma, deverá adaptar tempos e espaços para poder destacar os locais que os participantes percorrerão.

Esse espetáculo, o centro de atenção, será a motivação principal pela qual o público irá participar, por isso, é importante cuidar de todos os momentos, dos “visíveis” e dos “não visíveis”.

Todo o backstage do evento e o trato que puder brindar ao pessoal da reunião, tanto para os que trabalharem na parte artística quanto na logística, ajudará também a criar um melhor clima para que as pessoas se sintam felizes e mais predispostas.

É importante usar a criatividade para organizar evento cultural, desdobrando sua imaginação, dentro do que sua economia permitir, para que, quem assista, não sinta que foi a um espetáculo a mais.

O financiamento do projeto

Em geral, é o próprio artista quem leva adiante a gestão de um evento dessas características, mas também é o governo (municipal, estadual ou nacional) o encarregado de subsidiar, gerenciar e também realizar alguns megaeventos. É importante estar atento às convocatórias que possam ajudar você com o financiamento necessário para levar adiante seu projeto.

Também deve levar em conta que as empresas estão interessadas em patrocinar esse tipo de atividades, já que as ajuda a aproximar sua imagem ao público. Por esse motivo, se estiver dentro de um projeto com essas características não duvide em convocá-las para que colaborem com o econômico.

Imprensa e divulgação

Dependendo do evento, terá sua lista específica de convidados ou deverá montar um programa para que o público participe. Coloque muita energia nesta tarefa, gerando contatos personalizados com a imprensa especializada, para que publiquem as gazetilhas com a informação do evento. Também deve aproveitar as redes sociais como novos espaços para atrair o público.

Por último, leve em conta que os eventos culturais são organizados porque:

Servem como ferramenta de comunicação de um projeto, uma ideia ou um produto artístico.

Utiliza-se para celebrar uma data importante de uma cidade ou de um país

Uma pessoa ou um grupo deseja mostrar ao público sua manifestação artística.

Convido você a percorrer os artigos e comunicar-nos suas dúvidas para poder chegar ao dia do evento com tudo previsto.

Bons eventos!

    CONTINUE LENDO

    Aprendizagem Transformadora

    Era a primeira vez que eu estava propondo um trabalho em dupla, a quem chamarei apenas de pessoa.  Achei que formávamos uma parceria perfeita, mas, senti seu desconforto quando me evitou, dando uma desculpa esfarrapada para cair fora. Sim, aquela pessoa a quem eu...

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

     Demi Lovato é uma artista norte americana que dedicou às últimas décadas da sua vida a falar e inspirar jovens do mundo todo (diretamente ou indiretamente) sobre a busca do cuidado para a saúde mental e a busca do tratamento para vícios em drogas mas para Demi Lovato...

    POR QUE VOCÊ TEM MEDO DO AMOR?

    Por muito tempo eu achei que o amor não era para mim sabe? Não por não ter amor dentro de casa, eu fui e ainda sou muito amado por meus familiares, chego até pensar que sou amado demais por eles. Mas a minha luta com o amor é uma guerra de longas datas, acredito que...