Dançar pra mim é uma diversão! Talvez seja por isso que tantas crianças gostem da atividade. Mas quando se trata de dançar ballet, a atividade pode ser ainda mais importante. Vem comigo entender como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança.
O ballet é uma das atividades mais recomendadas para crianças e pode ser praticada por ambos os sexos. O ballet combina atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para os pequenos. Além disso, o ballet auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades.
Nem todo mundo sabe, mas o ballet é considerado uma arte cênica, pois busca contar uma história através da evolução de uma dança e movimentos corporais, que exigem não só uma boa dedicação, como também muita coordenação motora para se mover corretamente conforme a música.
O ballet pode ser praticado desde muito cedo, por crianças entre 3 e 4 anos. É nesta época que o sistema psicomotor da criança começa a assimilar melhor e fixar com mais facilidade os movimentos e os exercícios propostos. Por ser uma ótima atividade para o corpo, essa prática contribui bastante no desenvolvimento do equilíbrio.
O ballet trabalha tanto o corpo quanto a mente, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo. Para crianças que têm dificuldade de concentração na escola, por exemplo, o ballet é uma atividade super indicada para auxiliar nessa questão, trabalhando diretamente em conjunto com a escola.
A dança é um ótimo estimulante, principalmente no que diz respeito à circulação sanguínea e ao sistema respiratório. Crianças com problemas como bronquite e asma podem melhorar muito rapidamente devido a atividade cardiovascular que o ballet proporciona.
O ballet pode ser uma ótima atividade para crianças que apresentam sobrepeso, pois também é uma atividade aeróbica que favorece o aumento do gasto calórico. Atividades que envolvem dança já são consideradas ótimas técnicas para combater a obesidade infantil e o colesterol alto.
Crianças que apresentam problemas de postura podem melhorar muito ao praticar ballet, pois a atividade exige uma recorrente correção postural. A boa postura facilita a execução dos exercícios e a performance das crianças, o que faz com que ela acabe se auto corrigindo mesmo quando não esteja praticando as aulas de dança, que também colabora com o desenvolvimento muscular e formação da coluna.
O ballet ajuda a aumentar a flexibilidade, resistência, agilidade e equilíbrio, além de melhorar os reflexos, o que é ótimo, pois a criança conseguirá praticar todo tipo de atividade física.
O ballet pode ajudar no desenvolvimento da sensibilidade, levando os pequenos a se expressar melhor, principalmente no que diz respeito à socialização de crianças mais tímidas. A atividade também ajuda a relaxar e a liberar endorfina, que fazem bem não só ao corpo, como também a mente.
Crianças com problemas de autoestima, sintomas de stress ou ansiedade podem encontrar no ballet uma oportunidade de melhora, não só devido à atividade em si, mas também devido ao contato frequente com outras crianças.
Agora que você já sabe como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança já pode matricular seu filho ou filha em uma das escolas de dança disponíveis na sua cidade.
Quer saber mais sobre o assunto?
Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber mais conteúdos como este.