A MUDANÇA DA ARTE ATRAVÉS DO AFROFUTURISMO

por | 22/04/2021 | Cultura e arte

Somos uma sociedade que estamos em constante mudança, mudamos a forma como se fala um idioma, mudamos o jeito que se se veste determinada roupa e até mesmo mudamos a nossa forma de se enxergar determinadas sociedades, muitas destas mudanças ocorreram devido a determinados movimentos no século passado que sempre se é visto nas aulas de história, como o Iluminismo, feminismo e entre outros movimentos que moldam a nossa forma de pensar e moldam como consumimos determinada coisa mas dentro do meio artístico existe um movimento que não apenas muda a direção eurocêntrica que aprendemos a enxergar o mundo mas que molda a nossa cultura de questões filosóficas as músicas que ouvimos em nosso smartphone.

O afrofuturismo foi um conceito dado em 1993 pelo critico cultural Mark Deny que foi impulsionado por percepções e debates gerados por Alontra Nelson, afrofuturismo nada mais é que um movimento socio-cultural, artístico que combina elementos de ficção científica com elementos não eurocêntricos afim de retratar dilemas, vivências e história do povo negro, além de também utilizar este movimento para interrogar questões como racismo e machismo dentro da nossa sociedade.

Mas este movimento perpassa todas as estruturas de racismo e visão única que é dado ao povo negro, segundo a curadora da mostra de Afrofuturismo na cidade de São paulo, Kênia Freitas, o afrofuturismo “é um movimento que abrange diversas narrativas da ficção especulativa sempre da perspectiva negra, tanto africana, afim de se criar uma narrativa que é negada ao povo negro por séculos e séculos de escravidão” com este movimento a criação e percepção da história é transformada, mostrando a excelência dos povos negros e das histórias que permeiam a sua ancestralidade.

No século XXI, o afrofuturismo pode ser notado em obras de grandes nomes da música e da arte que inspiram jovens e adultos como exemplos de representatividade, filmes como Pantera negra exalta a excelência da cultura africana, partindo do poder tecnológico em Wakanda a questões como as guerreiras descritas na obra como Dora Milaje que foram baseadas nas Amazonas de Daomé ou para os africanos daquela região as Ahosi que nada mais eram que mulheres guerreiras que protegiam o rei mas que também eram rainhas e mães.

Artistas como Rihanna em seu último álbum ANTI e outros artistas trazem em suas obras elementos de afrofuturismo, um exemplo recente é o filme Black Is King da Beyoncé, onde a mesma traz uma narrativa de glória e exaltação para os povos negros, lembrando da excelência das suas origens e da excelência dos seus traços e história.

Assim como tudo dentro da nossa sociedade, a arte se modifica e abre espaço para novos saberes e novos conhecimentos, conhecimentos estes que perpassam a ancestralidade de diversos povos, sua cultura e uma nova visão de ver o mundo.

    CONTINUE LENDO

    Aprendizagem Transformadora

    Era a primeira vez que eu estava propondo um trabalho em dupla, a quem chamarei apenas de pessoa.  Achei que formávamos uma parceria perfeita, mas, senti seu desconforto quando me evitou, dando uma desculpa esfarrapada para cair fora. Sim, aquela pessoa a quem eu...

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

    DANCING WITH THE DEVIL – RESENHA

     Demi Lovato é uma artista norte americana que dedicou às últimas décadas da sua vida a falar e inspirar jovens do mundo todo (diretamente ou indiretamente) sobre a busca do cuidado para a saúde mental e a busca do tratamento para vícios em drogas mas para Demi Lovato...

    POR QUE VOCÊ TEM MEDO DO AMOR?

    Por muito tempo eu achei que o amor não era para mim sabe? Não por não ter amor dentro de casa, eu fui e ainda sou muito amado por meus familiares, chego até pensar que sou amado demais por eles. Mas a minha luta com o amor é uma guerra de longas datas, acredito que...

    Sobre um Tcc e a arte do Viver

    Talvez eu não consiga  Talvez eu até consiga  Talvez fique mal feito  Talvez fique mais ou menos  Talvez fique incrível  Talvez fique bom e eu não goste  Talvez fique e eu goste  mas eu realmente só vou saber se for lá e tentar  Isso é o que realmente importa no...